04/02/2010

Calma amigos...depois da tempestade vem a bonança!


Olá a todos!
A Bolsa nacional está no momento em que escrevo a descer 4% com os bancos a liderar a embrulhada feita a muitos investidores.
Hoje não era dia de escrever no blog mas senti quase uma "obrigação" de o fazer pois sei que muitas pessoas estão assustadas, stressadas e com medo de perder ainda mais.
Existem duas hipoteses:
- se não quiser perder fique de fora e aguarde o inicio da bonança,
- se quiser tentar a sorte entre e aguarde que as coisas subam pois elas acabarão por subir. Pode aguardar muito, perder a paciência e perder ainda mais. Tenho a opinião que a Bolsa não é um jogo muito menos de sorte ou azar.
Tenho uma pessoa amiga que já referenciei aqui no blog noutro post que tem cerca de 55/58 anos e está reformado. Vai quase todos os dias a uma sala de mercados no Porto e com a adrenalina que lhe conheço faz contas ao investimento que deve fazer. Conhecimentos de análise técnica talvez só conheça a palavra "estocástico" porque me ouviu falar e análise fundamental quase nenhuma. Sabe que a Portugal Telecom ou a Edp são sólidas e que o anuncio de um aumento de capital faz normalmente uma acção cair. Entra porque determinada acção que aparece no quadro da sala de mercados "tem caído muito ultimamente".
Tenho uma grande consideração por ele pois além de ser uma excelente pessoa é também meu amigo apesar de ter mais uns 20 anos que eu.
Sempre lhe disse que quando estivesse para entrar em determinado activo e tivesse duvidas que me mandasse uma sms com o ticker ou nome da empresa que eu estando em casa rápidamente lhe fazia uma análise do activo pretendido e assim sempre ficava com uma opinião técnica...já há muito que não me mandava sms...hoje telefonou-me...
Apesar de não estar muito enterrado notava-se pela voz que estava muito desiludido. Perguntou-me o que eu achava do bcp. Perguntei-lhe então se ainda se lembrava de uma conversa que tivemos há uns meses atrás...
Tinha-lhe dito que técnicamente e apenas técnicamente como nunca me canso de lhe dizer, que o bcp tinha todo o potencial para ir à casa dos 60 centimos por isso entrar na altura acima dos 90 centimos era muito arriscado apesar de poder dar sempre lucro. "Pois foi" disse ele! Perguntou-me se deveria colocar o resto que tinha disponível no bcp. Respondi-lhe que não sei pois cada qual sabe de si mas como me pediu apenas uma opinião respondi como amigo que até podia investir o restante e o bcp começar a subir (pois já está próximo da casa dos 0,6x) mas seria preferível esperar que a tempestade passasse e mesmo que esperasse meses ou anos para ver o investimento que fez render lucros, o melhor seria não "enterrar" tudo o que tem.
Como o meu amigo existem muitos investidores na mesma situação. Existem pessoas que entram numa acção e ela começa a cair, entram noutra que já caiu muito e ela volta a cair ainda mais. A sorte também ajuda mas é uma pequena parte da arte do trading.
Deixo a minha opinião: quando a cara do presidente do bcp que aparece no topo deste post começar a aparecer nas noticias com cara mais sorridente então comecem a pensar em entrar no mercado. Enquanto estiver com ar de poucos amigos mantenham-se ao largo. Eu próprio estou curioso para ver quando irei virtualmente juntar o bcp no portfolio managers e a gigamédia no quadro dos 20% de ganho. Quando assim for colocarei aqui de imediato mas nunca garantindo que vou apanhar o bcp no fundo...mas perto do fundo acredito que sim.
Não stressem!
Abraço e bons trades.
p.s- este p.s escrevo em 13/02/2010 para não estar a fazer um post de propósito - e se entre os fins de Junho e inicios de Julho o bcp estiver entre os 0.40/0.45? Acham isso impossível?

4 comentários:

Anónimo disse...

Deixo a minha opinião: quando a cara do presidente do bcp que aparece no topo deste post começar a aparecer nas noticias com cara mais sorridente então comecem a pensar em entrar no mercado. Enquanto estiver com ar de poucos amigos mantenham-se ao largo. Eu próprio estou curioso para ver quando irei virtualmente juntar o bcp no portfolio managers e à gigamédia no quadro dos 20% de ganho. Quando assim for colocarei aqui de imediato mas nunca garantindo que vou apanhar o bcp no fundo...mas perto do fundo acredito que sim.
------------

Gostei

XXXLL disse...

Como o Warren Buffet disse:

"“Be Fearful When Others Are Greedy and Greedy When Others Are Fearful”

Vamos com calma pessoal quem sabe se tudo não caminha para um excelente entrada... a ver vamos!

Unknown disse...

Boa noite..

Vamos aguardar....Um dia de cada vêz....Depois da descida abrupta que houve nestes últimos dias já entrei (só para apalpar o mercado) e consegui bons trades. Pode estar numa boa fase de entrada.....mas sempre com os olhos bem postos nas acções escolhidas...

Cubriclas....vou acompanhar a tua estratégia dos 20%.

Abraço
Tiago

Anónimo disse...

Good day all, I just signed up on this fantastic community and wanted to say howdy! Have a fantastic day!

Acerca de mim

A minha foto
Porquê Cubriclas? Foi o nome que dei a um passaro "travesso" que viveu cerca de 15 anos. Como homenagem ao pássaro que muito gostava resolvi adoptar o nome que eu próprio lhe dei.

Se perdeu ou procura o seu cão ou gato


Entre o medo e a ambição
Uma toolbar séria, para traders exigentes!