29/05/2010

Estamos em crise? Estamos!



Olá de novo.
Olho com a serenidade de quem não tem posições no mercado bolsista...
Ser da opinião que os mercados vão continuar a cair vai contra a vontade da esmagadora maioria dos meus leitores, dos membros de foruns e dos investidores em geral. Certamente apostam na subida dos activos em sua posse. Infelizmente tenho uma opinião que certamente irá desagradar a todas essas pessoas.
Estamos em crise? Sem dúvida! Se estamos em crise significa que ainda não passou. Comprar agora? Para o longo prazo é uma boa ideia...mas porquê comprar para o curto prazo? Para quê? Para acumular perdas? Só por causa da adrenalina? Sinceramente...faça sexo!
Deixe de ouvir todos os dias as palavras "crise", "rating" ou "quedas" e comece a olhar onde entrar. Enquanto ouvir estas palavras tenha cuidado...
Puxei de novo os gráficos dos indices mundiais e das acções portuguesas pois o fim de cada mês é tempo de balanço e mantenho o que digo há alguns meses...vai tudo continuar a cair. Falei aqui no post de 4 de Fevereiro que o BCP vai aos 0.4x quando eu estiver na praia ou seja entre o fim de Junho e inicio de Julho. E vai...
Todos os indices europeus estão em apuros e com sinal de continuação de queda...o psi20 é mais um deles...
Se ainda haviam esperanças de tudo voltar a subir, o mês de Maio acabou por ser mauzinho para os "longos" dando sinal aos "curtos" que ainda terão terreno para desbravar.
Ver os mercados apenas e só atendendo aos gráficos é a forma mais objectiva de indicar um caminho mais provável de acontecer. Se eu tivesse bcp, jmt ou son em carteira iria ter a liberdade para analisar com neutralidade? Decerto que não! Simplesmente não emitia opinião. Felizmente existe a internet, os blogs e alguns foruns onde se pode falar com alguma liberdade sobre aquilo que pensamos. Não passa de uma opinião pessoal mas que gosto de compartilhar com quem aqui passa.
Lá chegará o tempo em que as boas noticias irão surgir umas atrás das outras.
Em relação à carteira RockyTuga nestas semanas fecharam mais 4 empresas: Bulgari, Man, Siemens e Inbev. A rentabilidade baixou para os 36,50% e a percentagem de acertos para os 77%. Das 112 empresas do total da carteira já fecharam 22 sendo que o restante vai aguardando atingir os preços estabelecidos. Acredito que a carteira vai continuar a descer a rentabilidade mas sendo para longo prazo irá certamente inverter a tendência que se prolongará mais uns meses.
Curiosamente a carteira dos "vinteporcento" continua intacta face à ultima actualização: Gigamédia, Repligen, Primary e Dynegy continuam esperando atingir os 20% de valorização face ao preço de entrada.
No portfolio managers do clubeinvest faz esta segunda-feira 31 de Maio 365 dias que iniciei a gestão da minha carteira. Fiz hoje o update geral ao portfolio onde faço o balanço de 1 ano de gestão com uma rentabilidade na casa dos trinta e tal por cento.
Bons trades a todos.
.
p.s- este post scriptum escrevo dia 05 de Junho...estive ontem a tentar perceber gráficamente até onde pode cair o eur/usd. E se dia 5 de Julho atinge o minimo nos 1.12 e recomeça a subida? O dia da Independência americano vai dar força ao euro?

Sem comentários:

Acerca de mim

A minha foto
Porquê Cubriclas? Foi o nome que dei a um passaro "travesso" que viveu cerca de 15 anos. Como homenagem ao pássaro que muito gostava resolvi adoptar o nome que eu próprio lhe dei.

Se perdeu ou procura o seu cão ou gato


Entre o medo e a ambição
Uma toolbar séria, para traders exigentes!