01/05/2010

Uma montanha de dúvidas e as agências de rating...













Mês frenético para todos. Aflitivo e desesperante para muitos e compensador para poucos.
Portugal andou nas bocas do mundo por motivos menos interessantes. Quem tem mandado no nosso país nas ultimas semanas? José Socrates? Não! Pinto da Costa? Antes fosse! Infelizmente têm sido...as agências de rating! Standard & Poors, Moodys, Fitch, etc etc.
Qual a sua imparcialidade e isenção? São entidades sem interesses estabelecidos no mercado que dão as notações? São compostas por pessoas competentes e idóneas? O mercado precisa assim tanto de uma espécie de "farol" para o levar à quase irracionalidade? Já repararam que nos ultimos meses a linguagem mudou do "cum catano" dos Gato Fedorento para o "downgrade" das agências de rating?
Cada vez mais o mercado e o dinheiro que nele flutua têm importância no nosso dia-a-dia. Não será altura de dar menos importância ao que estas agências emanam para o mercado? Elas são tão credíveis a comentar a evolução de determinado país como é credível um investidor carregado de acções do bcp a comentar o futuro do banco.
Não era díficil de adivinhar que o mercado estava para cair. Eu sabia que tal ia acontecer...mas não qual a razão que levaria a isso. Afinal foram as notações das agências e o grave problema grego.
Aparecer no site da cnbc a palavra "Portugal" associada a coisas negativas dá que pensar. O que pensa o mundo a nosso respeito? Somos um país sem regras onde tudo rouba? Não! Temos algumas regras e nem todos roubam. Não declarar os impostos é também uma forma de roubar...por isso mudem por favor de mentalidade: têm mais-valias? Então declarem e paguem! Os impostos são mal aplicados? Talvez, mas pagando a nossa parte podemos reclamar do Estado. Não será mais confortável termos os impostos em dia para dormirmos mais descansados?
Relativamente à quase catástrofe na cotação do bcp e ao facto de ter ido aos 0,55...terá sido o minimo deste ano? Eu acredito que não. Já escrevi noutros posts que quando chegar na casa dos 0,4x então sim será a hora de entrar. Irá mesmo lá chegar? Já esteve mais longe disso acontecer! Voltarão os ataques especulativos? Talvez sim. Portugal vai entrar na rota da Grécia? Os brandos costumes ainda vigoram...ainda...
Tenho neste post montes e montes de dúvidas. A resposta o futuro dirá.
Em termos pessoais Abril foi um mês muito positivo.
No portfólio managers ( http://www.clubeinvest.com/bolsa/portfolio.managers.php ) passei pela primeira vez a barreira dos 50% de rentabilidade da carteira apesar do recuo nos ultimos dias. Espero atingir o objectivo de ficar no top5 e se possível no top3 pois faz parte da minha forma de abordar este tipo de "competição" tentar sempre ficar nos primeiros 10%. Como neste caso estão actualmente 28 gestores tentarei ficar nos primeiros 3 lugares.
Entrei também num concurso da Oanda com um mês de duração e que já terminou ( https://fx2.oanda.com/mod_perl/fxcontest/fxcontest.pl?rm=contestDetails&contestId=1414 ) (clicam em membership). Sendo 161 os concorrentes consegui ficar nos primeiros 16 (primeiros 10%)....mais concretamente no 1º lugar (o warjordaan é erro pois não fez qualquer trade).
No trade real...continua o sonho a ganhar cor...
Abraço e sucesso para todos.

2 comentários:

Unknown disse...

Boa Tarde.
Antes de mais Parabéns por este blog que tenho acompanhado com interesse.
Tenho seguido algumas das guidelines do post "20% não fica no outro mundo... " mas nesta conjuntura de dúvidas surgiu uma de nome RGEN. Pareceu-me que a entrada nesta acção estaria relacionada com a existência de um fundo duplo com um ponto a 25/2/2010 (3.35$) e outro a 24/10/2008 (3.33$). Quebrada esta linha de suporte ficará caminho aberto para atingir os 2.30$ atingidos em 6/2006?
O que se pode esperar desta acção?

Obrigado.

jonzorn

Cubriclas disse...

Olá JoãoLuis.
Obrigado pelas tuas palavras.
Em relação à RGEN o cenário não está muito positivo depois desta semana que passou apesar do volume ser baixo (o que poderá trazer alguma esperança de subida).
Tem um ponto nos 3.06 que atingiu em final de Outubro do ano passado e que pode servir de suporte...mas não parece que aguente. A força negativa está a tomar poder na RGEN e caminha não para os 2.30 mas sim para bater no fundo nos 1.80/1.90
Parece que irá ser a ultima da tabela a atingir os 20%...e vai demorar.
20% não é de outro mundo mas obviamente que não é possível conseguir em 100% das vezes.
Abraço e bons trades.

Acerca de mim

A minha foto
Porquê Cubriclas? Foi o nome que dei a um passaro "travesso" que viveu cerca de 15 anos. Como homenagem ao pássaro que muito gostava resolvi adoptar o nome que eu próprio lhe dei.

Se perdeu ou procura o seu cão ou gato


Entre o medo e a ambição
Uma toolbar séria, para traders exigentes!