12/11/2011

A montanha russa


Olá de novo.
Aproveito para actualizar as cotações da carteira RockyTuga. Fechei (apenas) mais duas acções no valor pretendido (Enel e Azko Nobel). A maré verde deu lugar à maré vermelha.
Tenho a "sorte" de não ser investidor de Bolsa pois estaria em muitos maus lençois. A minha aposta virtual em 2010 e 1011 foi a Inmobiliaria Colonial. Acreditava que 14 centimos era um excelente valor para entrar na Inmobiliária Colonial. 14 centimos era bom? E então que dizer de 3 centimos (sem reverse-split)?
Espero que ainda venha a voar bem alto e que os seus investidores recuperem o que estão a perder.
O avançar da idade ensina a ser menos impulsivo nas decisões a tomar mas isso não acontece a todos. As quedas consecutivas acompanhadas de uma estranha compulsividade do investidor pelo risco levaram muitos a cair na miséria, a passarem pela dor do divórcio, a esquecerem a vida junto dos vícios...a conhecerem o lado negro da vida.
Vivem na sombra...
Desde de 2008 que milhares de traders portugueses endividaram-se na esperança de fazer valer os seus conhecimentos de Bolsa, de análise técnica ou de experiências acumuladas.
O problema da indisciplina, da atracção pelas emoções fortes, da ambição desmedida, da sofreguidão do enriquecimento rápido: tudo isto provocou a queda de muitos sonhos e o nascimento de pesadelos sem fim.
Imaginam o numero de casas que foram vendidas ao desbarato por causa de incumprimentos? Quantas poupanças desapareceram à custa de maus investimentos? Existe sempre a desculpa que até os profissionais perdem e bem. É verdade! Se eles perdem então estamos perdoados. Grave erro!
Tantas são as acções que hoje poderiam enriquecer qualquer um...são tantas à nossa espera como ainda maiores são as incertezas. Ao colocar a lista de empresas sobrevendidas tenho a intenção de tentar mostrar aquelas que oficialmente estão no Inferno. Poderão ser as melhores oportunidades? Não sei a resposta certa. Sei apenas que estão sobrevendidas!
De quem mais se fala é do bcp. 10 centimos é um bom preço de entrada? Sem duvida que é melhor que 20 centimos ou 40 centimos.
Claro que tenho a minha opinião e um pressuposto: o bcp não vai falir. Se assim for uma entrada a 10 centimos é muito boa pois irá permitir ganhos astronómicos. A seguir a uma forte tempestade nas cotações vem uma bonança nunca vista. Hoje a 10 centimos, para o ano a 40 centimos e daqui a 5 anos já está a mais do que 1 euro, seja com Estado ou sem Estado. Se isto algum dia vier a acontecer o mais certo é um novato em 2015 perguntar "qual foi o valor minimo de sempre do bcp?" e ouvir "10 centimos ou 9 ou 7 ou 5 centimos" vai fazer com que não acredite e queira confirmar. Depois será pegar na máquina e fazer as contas...se eu tivesse 100 mil euros a 10 centimos e ela agora está a 1 euro tinha 1 milhão...
E se tudo acontecer ao contrário?
Quem melhor souber navegar nas incertezas será o vencedor.
Bons trades e muito boa sorte para todos.

4 comentários:

Anónimo disse...

General, como tem passado ? Espero que esteja tudo bem consigo.

Um abraço
Garfield

Cubriclas disse...

Boas comando Garfield!
Não é "consigo" mas sim "contigo"!
As coisas a nível do forex podiam estar melhores mas também podiam estar piores.
Aguardo o ano de 2012 com alguma expectativa positiva.
Garfield, para ti e para a tua familia um santo natal e um excelente ano de 2012.
Abraço e bons trades.

Anónimo disse...

Hehe... O "consigo" era mesmo para me meter contigo. Espero que vocês tenham passado bem as festas. Dentro do possível, claro está.
Quanto ao forex, digo-te que pelo que vejo e tenho seguido, mesmo pela parte de traders e analistas de topo, tem sido bastante difícil e complicado.
Mas há para aí umas oportunidades e sistemas muito curiosos...
Vou enviar-te para o mail o trade report de um tipo que fez qualquer coisa como 12.000% num mês. Ainda não o estudei a fundo porque tenho estado demasiado ocupado a optimizar o meu.
Acho que 2012 vai ser um ano fantástico no Forex. Quer para intraday, quer para positioning.
Abraço e vai dizendo alguma coisa ;-)

Garfield

Cubriclas disse...

Olá Comando Garfield!
De facto existem prodigios como esse tipo. Certamente ainda vamos ter meses com performance igual eheheheh (impossível não é).
Abraço e bons trades.

Acerca de mim

A minha foto
Porquê Cubriclas? Foi o nome que dei a um passaro "travesso" que viveu cerca de 15 anos. Como homenagem ao pássaro que muito gostava resolvi adoptar o nome que eu próprio lhe dei.

Se perdeu ou procura o seu cão ou gato


Entre o medo e a ambição
Uma toolbar séria, para traders exigentes!