08/11/2011

Lista de acções sobrevendidas...

Olá a todos!
Até para os investidores os tempos são difíceis!
Desde já uma palavra de solidariedade para todos os que têm perdido muito dinheiro. Não desesperem porque o normal é depois da tempestade vir a bonança.
Este post em pouco ou nada vem ajudar para quem detenha as acções que coloco na lista, em todo o caso vem alertar que do ponto de vista técnico poderá estar na zona de inversão ou muito perto dela.
Encontrar acções que valorizem é muito complicado. Quase tudo cai. Umas caem mais do que outras e algumas já caíram tanto que técnicamente estão sobrevendidas.
Todas ou algumas das acções que hoje vemos a passar pelas "ruas da amargura" dentro de x tempo irão supostamente render 50%, 100% e mais do que 100%. Ponto importante é não haver falência do activo a que corresponde a acção. O "x" tempo que escrevo pode ser 1 mês, 1 ano, 2 anos ou mesmo mais. Tudo o que cai em demasia vai subir com força pois de um momento para o outro o panico comprador irá subir aos mercados. Não esquecer que as acções também sobem...
Por enquanto vemos acções do bcp a 11 centimos ou o bpi a 43 centimos e muitos dizem "ainda vai mais abaixo". Sem duvida que podem ir até próximo de zero mas tenho o direito de pertencer aos que eventualmente estão errados e usam da liberdade de expressão e pensamento para emitir uma opinião esteja certa ou errada. Estou a emitir uma opinião e nada mais!
Tenho uma enorme vantagem sobre alguns dos analistas nacionais: sou forex trader e por essa razão não tenho posições no mercado bolsista. Posso analisar as acções sem emoção e sem comprometimento com uma eventual acção que detivesse em carteira. Recorro apenas ao que estudei de análise técnica nos ultimos 10 anos.
Sendo assim e de uma forma simples e directa coloco uma lista de acções que técnicamente estão numa posição de sobrevenda. Acredito que estas acções já desceram aos infernos. Não se sabe é quanto tempo ainda irão lá permanecer.
São 18 acções: uma holandesa, uma belga, uma italiana, uma espanhola, três americanas e onze portuguesas.
Dentro da sobrevenda em que todas se encontram destaco a situação de "acções quase dadas" às acções do bcp e bpi
Abraço a todos e bons trades.

3 comentários:

Anónimo disse...

Sejas bem regressado, caro Cubriclas!

Votos que tudo tenha corrido bem durante esta abstinência! A falta da tua contribuição e presença tem sido notada!

Agora que estamos no Doomsday durante algum tempo, e depois de ontem 9/11/2011 o banco do mr Berardo e do ex presidente da CGD que lhe emprestou os €uros necessário para obter a fatia que detém , ter chegado à fasquia dos 0,10€ recebi a seguinte mensagem no tlm:

“meus caros amigos agora que as acções do bcp atingiram o 10centimos, agora sim, acho que será altura para comprar umas acções do banco!”

E eu respondi : ” olha lá, tens comissão??! :))”

Resposta: ”não!! Mas se a itália cai, lá se vai o bcp como o conhecemos!!!”

-----
Questão: Onde encontrar um “safe heaven”??? investir no imobiliário para quem pode, em 2012 vão haver negócios de saldo!! Já os há este ano, mas 2012 vai ser muito mais. Já há construtora e agentes etc etc a fechar portas e a tentar vender o resto que detém apreço de saldo porque a banca que alavancou o negocio agora estrangula-o..

Abraço
Cps
Quest

Anónimo disse...

Caro Cubriclas,
A Inapa já fez um aumento de capital. O BCP prepara-se para ter como accionista o estado e como tal (pelo menos o modo como será feita a entrada na estrutura do banco) será com o aumento do n.º de acções e por consequência, diluição para os actuais accionistas.
Como já te acompanho à algum tempo, a minha pergunta é: não achas que o efeito aumento de capital terá efeitos sobre a "sobrevenda" e por consequência isso alterará os indicadores técnicos? Isto não enviesará a análise?
Porquê tanta fé no BCP?
Abraço
Miguel
PS: Acompanho de perto o teu Blog bem como a tua carteira que tinhas no Clubinvest, no entanto quero deixar duas críticas (construtivas):
1- Existe grandes hiatos de tempo sem qualquer post, falo por mim, mas fiquei com a ideia que existem mais seguidores a pensar como eu.
2- Deverias colocar a monitorização da carteira que tinhas no Clubinvest no teu Blog, para que quem te acompanhava lá, possa continuar por aqui (Blog).

Cubriclas disse...

Olá a ambos. Obrigado pelas vossas palavras de apoio.
Miguel, quanto à carteira que tinha no clubeinvest acabei por eliminar do meu pc pois o jogo estava com tantos bugs que estou certo que as valorizações que aparecem na classificação do portfolio managers não são as reais. Foram erros atrás de erros e correcções atrás de correcções. Aquilo que à partida poderia ser um excelente jogo didáctico de estratégias de investimento acaba por perder pelo facto de olharmos para uma classificação geral e sabermos que aquilo não é ao que corresponde a realidade.
Curiosamente consegui a maior valorização de uma posição fechada. Valha-me esse prémio.
Quanto à irregularidade dos meus posts é natural que assim seja pois não faço profissão dos mercados e nem sempre surjem ideias interessantes para escrever...aliado ao facto de o tempo estar cada vez mais ocupado.
Abraço a ambos e bons trades.

Acerca de mim

A minha foto
Porquê Cubriclas? Foi o nome que dei a um passaro "travesso" que viveu cerca de 15 anos. Como homenagem ao pássaro que muito gostava resolvi adoptar o nome que eu próprio lhe dei.

Se perdeu ou procura o seu cão ou gato


Entre o medo e a ambição
Uma toolbar séria, para traders exigentes!