07/02/2009

O Planeta Forex












Olá caros amigos, traders ou simples anónimos.
Antes de mais vou fazer referência à alteração que fiz ao titulo deste blog de "Análises técnicas de Forex e Bolsa" para "Forex e Bolsa - dois planetas do sistema financeiro". Gosto de me sentir bem com aquilo que faço e vejo...
Eu vivo feliz num planeta chamado Forex.
No inicio lembro-me de só conhecer um habitante: Djovarius, quem não conhece? Era o unico que habitava aquele planeta azul, mistico e quase surreal. Passamos a ser dois. Eu estudava e permanecia quase em silêncio...
Mas quando tomei conhecimento que havia mais um planeta no sistema financeiro?
O momento exacto foi quando ia numa rua da mui nobre, sempre leal e invicta cidade do Porto e vi um papel no chão cheio de cores. Apanhei-o por curiosidade e vi que falava em cambios e numa tal de "cotacorretora"...li, gostei e achei que devia ver do que realmente se tratava. Negociar câmbios?
No fim da década de 90 resolvo olhar para os câmbios e tentar a minha sorte. Averiguo a evolução das várias moedas e chego à conclusão que o markka estava a bom preço. Compro 2000$ de markkas filandeses e cerca de um mês depois vendo a cerca de 2200$ (penso que fui trocar à União de Bancos Portugueses). GANHEI! Foi esta a minha 1ª experiência no mundo do forex e que me marcou para sempre.
Certo dia pesquiso forex na net e começo a ler, a ler, a ler, a estudar, a estudar e a ter interesse pelo assunto. Depois de semanas e semanas a ler, a estudar comportamentos técnicos das cotações, significados possiveis da ocorrência de determinadas noticias...abri uma conta demo na enetspeculation.com. Passado uns meses abri conta real...
Levantei o meu primeiro cheque de 115 dólares e foi um delirio. Chegar ao meu banco com um cheque de algo que ganhei utilizando duas componentes como a inteligência e a sorte foi memorável.
Nessa altura, enquanto os habitantes do Planeta Bolsa discutiam em que acção entrar ou se haveria crashh ou não, mudei-me de malas e bagagens para aquele novo planeta. Penso ter sido o segundo a chegar ao planeta desconhecido (depois do Djovarius).
Vivo lá e sou feliz. Já não somos dois habitantes mas sim dezenas, muitas dezenas. Todas as semanas chegam aviões ao aeroporto cheios de novos habitantes. Está um planeta em crescimento...
Vários amigos meus já me perguntaram porque raio não envio o meu "curriculum vitae" para bancos ou corretoras. No inicio ainda coloquei essa possibilidade mas agora digo com toda a convicção que não. Ter patrão? Ter superior? Ter a pressão de mostrar resultados? Gerir dinheiro dos outros? Não! A internet existe para quê? A casa é um excelente local para se viver!
Ainda não sou forex trader a tempo inteiro mas para lá caminho e caminharei nos próximos anos. Tudo se faz com calma e grão a grão. Devagar se vai ao longe! Para se edificar uma casa tem de se ter um excelente alicerce assim como para se ser um excelente trader tem de se ter uma boa base de muitos anos de experiência e muitos milhares de trades tanto em demo como na real. O meu testemunho serve também para todos aqueles que estão a chegar ao Planeta Forex e que sonham tal como eu em serem forex traders a tempo inteiro: não coloquem o carro à frente dos bois tentando serem melhores que o mercado pois este ultimo tem sempre razão, nem queiram ganhar tudo em pouco tempo. Não são 2 ou 3 meses a tradar que faz de cada pessoa um trader mas sim muito espirito de sacrificio, muitos milhares de trades, muita disciplina, não usar o capital de forma intensiva (coloquem uma parte em "pousio" permanente), alguma sorte, consistência de moneymanagment e muita vontade em realizar o sonho.
Nunca desistam! O Planeta Forex não é para todos, mas sim para quem acredita que vai conseguir realizar mesmo antes de o conseguir.
Bons trades!

1 comentário:

Tardelli Stekel disse...

Bom o seu texto, realmente este outro mundo chamado Forex é fascinante.

Acerca de mim

A minha foto
Porquê Cubriclas? Foi o nome que dei a um passaro "travesso" que viveu cerca de 15 anos. Como homenagem ao pássaro que muito gostava resolvi adoptar o nome que eu próprio lhe dei.

Se perdeu ou procura o seu cão ou gato


Entre o medo e a ambição
Uma toolbar séria, para traders exigentes!