14/03/2009

A coragem para fechar trades positivas


Carteira com rentabilidade de -19%.
Nada de anormal pois os tempos ainda são de crise geral nem que seja de mentalidades! Anormal sim são as quedas de mais de 70% em 5 acções da minha carteira virtual. Caso a Freeport McMoran chegue ao target que defini irei decerto reforçar em algumas destas quedas.
Quando uma empresa se encontra próxima do target a vontade que dá é subir o seu target para ganhar mais. Certo? Sim! Vou fazer isso? Não! Pessoalmente não faço isso pois na minha forma de tradar a disciplina é rigida. O "let the profit run" é bom mas prefiro "mais vale um pássaro na mão".
Irão decerto reparar que em breve o que está agora vermelho irá estar bem verde e a crise ficará a ser mais uma página da História. A crise irá passar e as melhores oportunidades de investimento passarão com ela.
Felizmente não tenho que me preocupar com a minha carteira por ser virtual mas quero ver tudo verde pois o esperar costuma compensar...
No blog tento sempre transmitir que os mercados financeiros podem ser uma fonte de rendimento numa época de crise que estamos a passar. Para isso tem de haver disciplina, formação psicológica para lidar com a pressão do momento, saber não expor todo o capital a uma acção pois corre o risco de não dormir, andar stressado, com problemas familiares e com a possibilidade de um dia acordar e já não ter "papel".
Caros colegas do mundo financeiro, eu tenho muito mas muito prazer em tradar no Forex mas também se consegue ter prazer a tradar em Bolsa.
Porque razão as pessoas entram numa determinada acção a pensar que podem perder? Porque já vão com a ideia de derrota? Outras entram com espirito positivo mas querem conquistar continentes e não cidades? No trade real convém conhecer minimamente a empresa e nomeadamente o sector a que pertence e entrar com convicção! Se a isto juntarem bons conhecimentos de análise técnica então vão em frente!
Ganhos em Bolsa na ordem de 7 a 10% são excelentes e devem ser fechados pois um ganho hoje não significa um ganho amanhã. Quantas vezes se deitaram a ganhar 10% e na duvida entre fechar ou não...deixam o negócio aberto...no dia seguinte surge uma noticia negativa e o que era ganho ontem passa a perda de 20% e dizem sempre o mesmo "porque não fechei quando estava a ganhar?" e o pior é que vão repetir essa situação n vezes! Poucos são os que aprendem com os erros e que têm a coragem de fechar negócios quando estão a ganhar uns 5%, 7% ou 10%. Tenham coragem e façam "click" no rato para fecharem posições positivas. Não queiram ganhar montes de dinheiro de uma só vez...vão ganhando, acumulando e protegendo o vosso capital.
Relativamente a um assunto que foi colocado no caldeiraodebolsa sobre rentabilidades de carteiras pelo membro "Pedro73" eu acabei por responder apenas porque achei interessante a rentabilidade de 85% colocada pelo membro "Pedro73". Achei a reacção dos membros do forum expectável. Uns parabenizaram outros simplesmente não acreditaram. Coloco em cima ao lado da actualização da carteira virtual o gráfico do numero de trades feitos por mim em cada crosse. Deixo aqui no blog apenas como forma de "imortalizar" o momento actual. Apesar de lá nada indicar a minha rentabilidade pois isso seria entrar numa esfera demasiado privada, actualizo a taxa para 94.8% de trades positivas num universo de quase 1500 trades. Quem quiser acreditar acredita quem não quiser acreditar que não acredite. Uns já me davam como bilionário! Será que continuo a trabalhar por puro masoquismo?
Ser trader não se faz de um dia para a noite: vai-se fazendo, vai-se sendo, construindo, acumulando e com o tempo acreditando. Para quem costuma ler o meu blog vai entender esta frase "ainda faltam uns anos até ao próximo mundial de futebol no Brasil".
Já o povo diz e com muita razão "devagar se vai ao longe". O problema é que poucos conseguem andar devagar e querem tudo para ontem.
Bons trades!
PS- o preço de entrada da zon estava errado (estava 1.53??) por isso corrigi.

Sem comentários:

Acerca de mim

A minha foto
Porquê Cubriclas? Foi o nome que dei a um passaro "travesso" que viveu cerca de 15 anos. Como homenagem ao pássaro que muito gostava resolvi adoptar o nome que eu próprio lhe dei.

Se perdeu ou procura o seu cão ou gato


Entre o medo e a ambição
Uma toolbar séria, para traders exigentes!