03/03/2009

A crise tem um fim...

Olá a todos!
Estava eu no meu jardim a ver o meu cão a cheirar a relva, e a pensar qual seria a decisão do BOC. Em vez de estar a fazer outra coisa estava eu a pensar na decisão do BOC...Alguns devem pensar: e o que é isto do BOC? Pois bem, estava a pensar qual seria a decisão do Bank of Canada em relação à sua taxa de juro directora, isto porque tinha posições abertas na moeda canadiana. Para os recém-chegados ao Forex ou que nele estão há pouco tempo ficam aqui algumas siglas que podem já ter visto e até nem saberem o que significam.
BOC- Bank of Canada, BOE- Bank of England, BOJ- Bank of Japan, RBA- Reserve Bank of Australia, RBNZ- Reserve Bank of New Zealand, FED- Federal Reserve, BCE- Banco Central Europeu e SNB- Swiss National Bank
Aproveito para informar que o BOC reduziu a sua taxa em 50 pontos base para 0.50%
Tenho andado muito afastado do Planeta Bolsa e das suas descidas e subidas. Sei que a minha carteira virtual para o médio/longo prazo está negativa. Hoje até a Colonial estava a 12 centimos...
Os tempos continuam de incerteza e ontem tivemos mais um dia carregado de vermelho nas acções americanas. A seguradora "AIG" apresentou um prejuizo anual no valor de 99 biliões de dólares...bolas, porra e cum catano! Como é possível?
Ãndam os traders do Planeta Bolsa descrentes pois não vêm o fundo do poço, uns para se atirarem e outros para emergirem à superfície. Apesar de estar ultimamente muito afastado das análises bolsistas sempre vou acompanhando o que se diz nos foruns, seja no bolsapt, no caldeirao, no clubeinvest ou no thinkfn, montes de gráficos com linhas de suporte, linhas descendentes ou ascendentes mal traçadas, de pessoas que têm dinheiro e querem investir achando ser esta a altura ideal, pedindo opiniões de investimento ou relatando os erros de trading que muitas delas irão sempre repetir.
Meus amigos, o presidente da Reserva Federal dos Estados Unidos veio dizer que a crise poderá durar até 2010 ou até terminar em 2009 caso as medidas do presidente Obama venham a dar resultados. Bernanke veio trazer essa mensagem talvez dando o sinal de esperança e confiança que todos precisam. Afinal a crise vai ter fim breve e não será em 2050! Estou crente que será como eu disse num dos meus primeiros posts: o ano de 2009 é de crise enquanto que a recuperação virá em 2010. As bolsas como sempre dão o pontapé de saída para sinalizar uma recuperação futura das economias e será o que em minha opinião vai acontecer ainda durante este ano. Infelizmente o desemprego continua a ser o grande entrave ao crescimento e o grande fornecedor de nova criminalidade e insegurança. Confio no governo liderado pelo Eng. José Socrates e nas suas politicas. Iremos recuperar desta crise não tarda. O petróleo está mais barato que em 2008 e as prestações da casa também. Nem tudo é mau numa recessão!
Uma forma de se constatar se as bolsas estão para começar a subir (e por seu turno a economia a recuperar) é ver uma coisa tão simples tão simples que os forex traders conhecem e que mesmo assim muitos deles nem se apercebem. Alguém sabe?
Aterrando agora no meu planeta...
Quase claro como a água é que o yene está iminente a dar sinal de queda...e até meio do ano deve começar a sua descida. Estamos a chegar a uma espécie de inicio de 3ª onda de Elliot nos crosses forexianos...
Gostava que todos aqueles que se esforçam para serem bons traders o venham a ser. Lamenta-se a crise que o mundo passa mas sabemos que nós traders, com inteligência, muita disciplina, boa estratégia e alguma sorte podemos tornear essa mesma crise. Muito poucos sabem isso...e eu estou a aprender...
São tantos os erros que se podem ler por esses foruns fora. Muitos e muitos erram por colocarem 100% do capital investido, sejam 10 centimos ou 10 mil euros. Eu prefiro colocar numa zona de pousio como se de um terreno se tratasse. Existe capital a "descansar". Continuo a ver queixas de quem sonhou ser rico de uma semana para a outra e acabou por tudo perder. Dizem que não voltam a cair no erro e lá estão a cair de novo. Já experimentaram fazer um teste à vossa capacidade para serem traders? Abram conta demo seja na Oanda, na FXCM, na CMS (as minhas preferidas) ou em outra e tentem fazer apenas e só o máximo de um euro de lucro por dia durante 100 dias. Se fizerem mais que 1 euro por dia perdem o jogo e o desafio. Alguém consegue?
Bons trades para todos!
p.s- a carteira actualizo na próxima.

2 comentários:

Anónimo disse...

Estava a fazer uma pesquisa no google e encontrei este blog que o achei bastante interessante. Tinha acabado de abrir uma conta fictícia no IG market quando posteriormente li este post; sim, porque apenas estou interessada em perceber inicialmente as regras do jogo antes de entrar. Achas que este demo é fiável ou mínimamente realístico?
M.

Cubriclas disse...

Olá M.
Obrigado pelas palavras dirigidas ao blog. Espero que seja um espaço que continue a ser sempre interessante.
Nunca experimentei essa corretora mas decerto será igual a tantas outras cujas demos são quase na perfeição a cópia do que se passa numa plataforma de trading real.
Bons trades.

Acerca de mim

A minha foto
Porquê Cubriclas? Foi o nome que dei a um passaro "travesso" que viveu cerca de 15 anos. Como homenagem ao pássaro que muito gostava resolvi adoptar o nome que eu próprio lhe dei.

Se perdeu ou procura o seu cão ou gato


Entre o medo e a ambição
Uma toolbar séria, para traders exigentes!