11/07/2009

Resposta a um mail...


Olá a todos!
Quase um mês depois do ultimo post cá estou para falar um pouco da psicologia que envolve o trader...mas não neste post! Neste irei responder a algumas palavras de incentivo que tenho recebido por email e as quais desde já agradeço pois mostram que o blog chega longe e ajuda de alguma forma as pessoas na "arte" de ser trader...
O blog é a forma que encontro de mostrar que é possível ser-se bom em determinada área desde que exista a capacidade de sonhar e a vontade de trabalhar no duro!
Vou transcrever na integra um mail que recebi de um colega nosso e que muito sintetiza outros que tenho recebido e aos quais vou resumidamente responder:

"Estimado Cubriclas:
O meu user é xxxxx e sou ainda um mero leigo na matéria do forex ou outros mercados financeiros. A minha área de estudos não tem qualquer relação directa com o Forex, no entanto, fiquei fascinado pela actividade de transação monetária e toda a sua estratégia inerente. Compreendo que seja um investimento que exige muito método e preserverança durante a sua aprendizagem.
Com esta introdução venho aqui declarar-me como um fã do seu Blog e afirmar o meu profundo respeito por quem parece dedicar grande parte do seu tempo a estudar esta matéria que tanto me fascina e, para além disso, parece apreciar a actividade de transmitir as suas percepções ao resto do mundo.
Tenho um mar de dúvidas e receios sobre o forex que gostaria de partilhar com alguém que efectivamente "põe as mãos na massa" hehe (massa=trabalho=dinheiro)
Muito obrigado pela generosidade
email"

Pois bem, este mail mostra alguém a querer dar os primeiros passos no mundo do forex.
O nosso estimado colega não é da área financeira mas interessa-se pelo forex. Tudo normal: o forex primeiro estranha-se e depois entranha-se! Deixe crescer o interesse e o fascínio pelo forex...a semente está lançada!
Exige muito método, muita disciplina, muito moneymanagment, muita disciplina, muita dedicação, muita disciplina, um pouquinho de sorte de quando em vez e muita disciplina...sempre! Não se aprende a tradar de um dia para a noite. Exige anos e anos de treino...e óbviamente muita disciplina! O forex é como uma maratona: veja a foto à esquerda...só os bons chegam ao fim, só os bons têm sucesso, aprender a gatinhar, a andar, a correr e depois a saber como correr para chegar à meta. No forex é usual dizer-se que 10% consegue lá chegar. Comece por estudar muito, ler muito, ter muita vontade e muiiiiita disciplina no dia-a-dia. Aprenda no carro a dominar a vontade de insultar o "palhaço" que se meteu à sua frente fazendo uma manobra perigosa. Quando se sentir capaz de dominar certas emoções e quiser sentir mais de perto alguma da emoção deste novo mundo abra uma conta demo numa corretora de forex, seja na oanda, na cmsfx ou em outra qualquer. Sinta o mercado a mexer, sinta a perda e o ganho. Sinta a grande perda e o pequeno ganho. Treine, treine, treine...foi isso que sempre fiz. Hoje em dia dou valor ao pequeno ganho, dou valor ao acumular e sei que todo o trabalho de aprendizagem nunca acaba.
Quanto a dedicar grande parte do tempo a esta área não é bem assim...lá chegará o tempo em que a minha dedicação será a nível profissional! Dediquei sim muitos e muitos pequenos tempos que juntos fazem muiiiiiiito tempo.
Gosto muito de ajudar a transmitir as ideias chave do que fui aprendendo ao longo de mais de 10 anos, consultando a internet, foruns e livros. Vá a google.com e pesquise "forex", "forex foruns" ou "forex ebooks", o que lhe vier à cabeça. Tenho num dos posts deste blog os foruns que recomendo e que lá descrevo.
Quanto ao mar de duvidas que falou tenho a certeza que ele vai diminuir de volume à medida que o tempo for passando mas diminuindo muito mas muito devagarinho sem nunca acabar. A força de vontade ajuda qualquer um a superar as dificuldades.
O maior receio que pode ter no forex é o ser ganancioso, e ver o forex como um jogo. Não é um jogo!
Abraço e bons trades.

Sem comentários:

Acerca de mim

A minha foto
Porquê Cubriclas? Foi o nome que dei a um passaro "travesso" que viveu cerca de 15 anos. Como homenagem ao pássaro que muito gostava resolvi adoptar o nome que eu próprio lhe dei.

Se perdeu ou procura o seu cão ou gato


Entre o medo e a ambição
Uma toolbar séria, para traders exigentes!