30/10/2010

Orçamento aprovado recorrendo a gráficos...



Olá a todos.
Está prestes a ser anunciado o acordo para que o Orçamento de Estado seja aprovado. É um mau Orçamento de Estado mas pior seria sentir a desorientação colectiva, pior seria sentir o sabor do Caos. Muito se escreveu nos jornais e foruns, muito se falou na televisão. Nunca duvidei que houvesse acordo para o Orçamento e o PSD o deixasse passar com a sua abstenção. Não sou politico, não pertenço à alta finança portuguesa, não sou do jet-set nem tenho contactos ao mais alto nível. Não me candidatei à Casa dos Segredos e passo quase despercebido nos foruns...
Como cheguei à conclusão que o Orçamento seria certamente aprovado? É o que direi já de seguida...
Quando se iniciou o concurso GIC do jornal expresso abri os gráficos para escolher as acções que supostamente dariam o melhor retorno. Reparei que os gráficos da maioria das acções portuguesas estavam com sinal ascendente. A maioria iria subir durante o mês de Outubro. O psi20 estava com "boa cara" e o sector bancário idem. Foi imediato o meu pensamento "o Orçamento vai mesmo ser aprovado dê por onde der".
Os gráficos não sendo infaliveis raramente se enganam. Quem se engana constantemente é o analista que muitas das vezes não sabe como analisar um gráfico. Como analisar correctamente um gráfico se uma coisa tão simples como desenhar uma trendline não sabe fazer?
Por muita discussão que houvesse entre PS e PSD os gráficos e em especial o do psi20 já transmitiam o resultado final: está aprovado!
O mesmo se passou com o Ulisses do caldeiraodebolsa que sendo um bom analista técnico também detectou este desfecho. Ambos conseguimos detectar antes do tempo e de uma forma um pouco ortodoxa para os olhos da maioria das pessoas. Uma correcta análise gráfica leva a uma percentagem de acerto bem elevada.
Passado o assunto do Orçamento voltemos ao planeta Bolsa...
Depois de vários meses sem actualizar a tabela geral eis que mais 5 acções atingiram o target pretendido, foram elas a Portugal Telecom, Richemont, Daimler, Patterson e Lufthansa. Das iniciais 112 empresas em carteira cerca de 28 já atingiram o preço por mim desejado. Outras estão próximo de o atingir esperando que na próxima actualização da tabela no fim do ano possa contar com mais algumas no lote das que fecharam com sucesso.
Relativamente ao desafio dos "vinte por cento" parecia simples atingir 20% de valorização em pouco tempo mas não é isso que está a acontecer: 4 continuam a não atingir a rentabilidade desejada. Neste desafio tudo continua igual à ultima actualização.
Está prestes a começar o concurso do jornal de negócios e de seguida da corretora xtb. O objectivo é sempre o mesmo: quantos participantes? 5000? 7000? 10000? Espero ficar ou nos primeiros 500, 700 ou 1000 respectivamente. A minha satisfação e objectivo é sempre me situar nos primeiros 10% da tabela geral. No GIC sem recorrer a warrants estou actualmente a cumprir o objectivo de ficar nos primeiros 730. Ganhar mercedes slk, portateis sony vaio ou viagens? Claro que não! Se os primeiros 10% tivessem todos um slk até que tinha boas hipoteses...
Abraço a todos e bons trades.

Sem comentários:

Acerca de mim

A minha foto
Porquê Cubriclas? Foi o nome que dei a um passaro "travesso" que viveu cerca de 15 anos. Como homenagem ao pássaro que muito gostava resolvi adoptar o nome que eu próprio lhe dei.

Se perdeu ou procura o seu cão ou gato


Entre o medo e a ambição
Uma toolbar séria, para traders exigentes!