04/06/2009

Eleições europeias 2009



Olá de novo!
É um post fora do âmbito dos mercados financeiros mas que apetece partilhar...
Como muitos de nós já reparamos, a palavra "politico" é sinónimo de demagogo ou simplesmente mentiroso. Cabe a cada um de nós julgar quem é mais e quem é menos! Ainda existem politicos sérios? Não digo que não!
Acompanho sempre com muito interesse o que se vai passando dia a dia na politica portuguesa tanto na vertente das ideias como na vertente demagógica. No geral cada vez se debatem menos ideias e se criticam mais as pessoas x ou y.
Esta campanha europeia é um exemplo disso mesmo: ideias muito poucas, ataques às toneladas e conteúdo final próximo do zero.
Qual o interesse das eleições europeias? Votar em quem nos pode representar melhor, quem tem competência e destreza para cumprir o que diz e honrar o nome e o interesse de Portugal e dos portugueses.
Não vou fazer parte da abstenção mas bem que podia...
Começemos pelo PS! Acredito que Vital Moreira seja uma pessoa inteligente e que já possa ter feito algumas coisas positivas em Portugal. Foi um militante de eleição do PCP. Não é um mau candidato mas acredito que poderia haver muito melhor. Não vou votar PS nas eleições europeias não tanto pelas ideias ou pela falta delas ou mesmo pelo seu cabeça de lista mas sim por algo que me incomoda bastante: porque raio vamos ter duas candidatas ao parlamento europeu (Elisa Ferreira e Ana Gomes) que são também candidatas anunciadas às camaras do Porto e Santarém respectivamente? O parlamento europeu fica assegurado no caso de perderem as eleições autárquicas? Vergonha! O Porto é certo para o Rui Rio pois tem os dois pés bem assentes na cidade.
Como não gosto deste critério escolhido e deste jogo politico e também como em termos de ideias o PS tem passado o tempo apenas a responder à oposição e de forma por vezes ridicula...
Nas legislativas terão o meu voto mas nas europeias "no way".
Agora em relação ao PSD...
Confesso que vejo tanta mas tanta demagogia...que bem que as iniciais P.S.D poderia ser "partido só demagogia" . Ideias no PSD? Um deserto...
Lembro-me dos primeiros debates na televisão do Paulo Rangel...
Dentro do PSD acredito que seja um bom candidato mas não chega. Ganharia muito mais se colocasse as suas ideias e atacasse menos o PS.
O PSD tem uma lider muito fraca a apoia-lo e todos o sabem. Ao longo dos ultimos tempos detectei tanto erro naquilo que diz e faz que imagino com facilidade que a sua liderança é seguramente a curto prazo. Aquela de que o aumento do salário minimo era uma irresponsabilidade do governo foi uma das "gaffes" imperdoáveis! O que diz hoje não diz amanhã. Muito incerta tem prejudicado o PSD - o saudoso partido de Anibal Cavaco Silva. Também não votarei no PSD.
O Bloco de Esquerda é aquele partido considerado da esquerda chique e intelectual! Confesso que o Miguel Portas poderia ser o meu candidato pois foi dos poucos que ainda tentou transmitir ideias à campanha. Se pudesse votar numa segunda opção então esta seria a do BE apesar de eu não ser bloquista. Nos debates onde apareceu é dos que menos critica o governo e expõe mais aquilo que pensa e acredita. Mesmo assim foi muito pouco. Apesar de tudo faz lembrar um pouco aqueles jogadores que ainda vão suando a camisola...
O PCP foi quem me seduziu na juventude e acabou por ser a maior desilusão. Além de falar sempre da mesma coisa continua a ser um partido fechado sobre si mesmo e onde a liberdade de expressão é escassa ou mesmo inexistente. Nas autárquicas é a minha segunda opção...mas nas europeias não o é e nas legislativas muito menos! A Ilda Figueiredo dança na campanha com as pessoas na rua (próprio da demagogia) e no resto do ano anda de autocarro com cara de mal-disposta! Acredito que trabalhe mas aquela cassete sem novidades também não ajuda! Curioso é que esta senhora tem andado caladinha em relação às candidaturas do PS às camaras e ao parlamento porque também ela é candidata à camara de Gaia. Tem também "rabos de palha". Como é possivel apregoar sinceridade quando tem a baixaria de esconder dos seus votantes que é candidata aos dois "poleiros"? Pouca vergonha!
Quanto ao CDS/PP é aquele partido que normalmente as sondagens dizem que vai ter pouco e à boca das urnas as pessoas votam. É um partido que tem a minha simpatia pois perdeu aquele ar de "riquismo" que tinha na década de 80. Com o Paulo Portas o CDS/PP só tem a ganhar pois consegue chegar mais próximo das populações e ainda vai sendo dos politicos que menos demagogia traz na conversa. Pessoalmente gosto do Paulo Portas e do próprio Nuno Melo que acompanho politicamente há vários anos. Apesar de eu não ter partido definido nem tendência politica vou votar nestas eleições no CDS/PP pois de todos ainda consegue trazer alguma frescura à campanha. Acredito que o Nuno Melo poderá e deverá ser um bom representante dos interesses dos portugueses.
É estranho não é? Votar no CDS/PP e ter como segunda opção o BE. Assumo que sim!
O quadro circular em que aparecem os partidos principais e as percentagens é a minha sondagem à boca dos caixões, (perdão!) à boca das urnas.

1 comentário:

Anónimo disse...

Abster-se ou votar branco/nulo é o maior engano: é o mesmo que votar Sócrates.

Acerca de mim

A minha foto
Porquê Cubriclas? Foi o nome que dei a um passaro "travesso" que viveu cerca de 15 anos. Como homenagem ao pássaro que muito gostava resolvi adoptar o nome que eu próprio lhe dei.

Se perdeu ou procura o seu cão ou gato


Entre o medo e a ambição
Uma toolbar séria, para traders exigentes!