25/09/2009

A campanha legislativa chegou ao fim: sondagem final


Olá a todos!
Quem me acompanha nos vários foruns onde escrevo sabe que nestas eleições irei votar partido socialista. Não sou socialista, bloquista, social-democrata, centrista ou comunista: sou um pouco de todos, sou o Cubriclas. Estou no caminho para ser forex trader a nível profissional ganhe quem ganhar!
Esta campanha foi simplesmente uma barracada de casos. Discutiu-se muito pouco o que cada um pretende fazer no futuro, insultou-se e insinuou-se muito. Os debates televisivos foram interessantes apesar do modelo ser rigido demais. O Gato Fedorento brilhou como já era de esperar.
A palavra que mais se ouviu durante toda a campanha foi certamente "Sócrates" o homem das costas largas.
Começo pelo PS...
Tendo estado no Governo estes ultimos 4 anos e meio chegou a altura do partido socialista ser julgado. José Sócrates foi e é em minha opinião o melhor primeiro-ministro que Portugal teve até hoje.
Muita coisa positiva foi feita durante este período entre as quais destaco:
- o Simplex, que veio desburocratizar, trouxe entre outras coisas a possibilidade de pela primeira vez se poder constituir uma empresa em minutos,
- o complemento social para idosos que a Ferreira Leite considerou demagogia do Governo esquecendo ela que por pouco que acrescente é sempre bem-vindo para quem ganha 5% do que ela aufere,
- o aumento real do salário minimo que segundo a líder da oposição foi uma irresponsabilidade do Governo pois iriam fechar muitas empresas à custa desse aumento esquecendo ela que qualquer aumento de salários é sempre positivo num país com salários miseráveis,
- o alastramento quase total do computador a todos os lares portugueses assim como o uso maciço da internet,
- a cobertura de uma enorme rede de infantários como nunca se viu,
- a introdução do inglês na escola primária,
- a equiparação das férias dos juízes à dos outros trabalhadores,
- o alargamento do prazo de isenção do IMI
- a excelente presidência portuguesa na União Europeia e tudo o que de positivo trouxe a nível de imagem para Portugal,
- a introdução do subsidio pré-natal como ajuda à natalidade (além dos tais 200 euros que a oposição criticou), etc etc etc
Como aspectos negativos ressalto:
- a revisão do código penal que faz de Portugal um país cada vez mais inseguro onde os ladrões roubam e não são presos. Infelizmente o crime por cá compensa. No campo da segurança sou totalmente CDS/PP.
- a continuidade de Vitor Constâncio à frente do Banco de Portugal com todos os erros cometidos além de auferir um salário escandaloso e até superior ao do Ben Bernanke da Reserva Federal Americana,
- a não utilização da maioria dos subsidios destinados à agricultura e que foram denunciados pelo CDS/PP não tendo sido ainda convenientemente explicados pelo Governo...
- o pagamento especial por conta que foi criado pela Ferreira Leite já deveria ter sido abolido pois encarna situações muito injustas.
Quanto ao PSD...
O verdadeiro social-democrata não se revê no ultra-conservadorismo de Ferreira Leite. Esta senhora tem muitos telhados de vidro e cometeu muitos erros graves quando esteve na governação.
Cometeu muitas gaffes à moda de Bush, não apresentou propostas concretas durante a campanha tirando uma ou outra muito vagas durante os debates televisivos. Um partido com possibilidade de governar teria que ter outra forma de se apresentar aos portugueses. Limitou-se a falar do Sócrates e ataca-lo.
É a mulher do défice e da "lei da rolha" (onde os professores não podiam ter a liberdade que têm hoje para se manifestar) que se candidata a primeiro-ministro.
A imagem de experiência e algum rigor não consegue esconder a demagogia, a falta de ideias e os erros de um passado recente.
Lamento ver um partido tão grande como o foi no tempo de Sá Carneiro ou de Cavaco Silva a ser liderado por alguém que está fora do tempo e de tempo. O Pedro Passos Coelhos ou o Rui Rio serão bons lideres para o futuro próximo. Rejuvenescerá o verdadeiro PSD.
O Bloco de Esquerda...
Está em crescendo mas a querer dar um passo maior do que aquilo que as pernas podem dar. O Louçã ao seu estilo lá vai levando a água ao seu moinho fazendo o partido crescer.
Teve azar quando no debate com Sócrates lhe foi destapada a carapuça em relação à pretensão de acabar com os beneficios fiscais nos ppr e na saúde. Ele diz que 300 mil portugueses fizeram o download do programa mas nesse debate mais uns milhões ficaram a saber destas ideias. Foi negativo para o BE.
É um partido puro de esquerda que elege entre outras coisas as nacionalizações de sectores chave da economia. Para que isso acontecesse o BE teria de ser o partido mais votado o que dificilmente poderá acontecer nos próximos anos. Em matéria social tem decerto um contributo importante a dar ao país mas estou em crer que este aparente gigantismo do BE não passa de uma ilusão. Caso o PS ganhe com minoria o BE poderá fazer pontualmente acordos em certas matérias mas nunca irá interferir nos principais designios do PS. Os demagogos já começam a espalhar o papão de que o bloco vai governar: não amigos! Quem vai governar será o partido que vencer as eleições. Não me repugna que o PS faça acordos com o BE, com o CDS/PP, com o PSD ou com a CDU...ou com o MEP...
A CDU...
O partido comunista continua fiel à sua luta de sempre em prol dos trabalhadores. Jerónimo de Sousa é uma figura simpática mas com uma cassete já bem conhecida e com a fita já riscada faltando alguma modernidade no discurso. Um partido comunista com 10% é sempre importante pois são sempre uma força vigilante e denunciadora de práticas menos positivas por parte da governação.
As sondagens dão uma expressão menor aos comunistas mas acredito que a sua militância irá ocorrer às urnas e manter o mesmo score eleitoral.
Quanto ao CDS/PP...
Ocupa a direita assumida da ideologia politica.
Tem alguns valores com os quais me identifico, um bom lider, se é demagogo ou não quero acreditar que não. É comunicativo e tem uma estratégia de campanha bem conseguida pois "ataca" os nichos de população que são a sua bandeira entre os quais as forças de segurança e os agricultores. Concordo que uma parte do rendimento social de inserção deva ser canalizado para o aumento das pensões mais baixas pois como sabemos nem todos os que recebem esse rendimento são pessoas necessitadas.
Nos ultimos dias têm mostrado alguma quase xenofobia pelo BE atacando sem piedade aquele partido o que me desilude pois tenho uma forte simpatia pelo CDS/PP nunca me esquecendo que foi graças a eles que o serviço militar deixou de ser obrigatório (apesar de eu ainda não ter usufruido dessa medida).
Penso que o CDS/PP será a surpresa pela positiva nestas eleições.
Quanto aos pequenos partidos estou com um ligeiro palpite que um dos pequeninos possa vir a eleger um deputado para bem da nossa democracia e pluralidade de opiniões. O MEP tem feito uma campanha dinâmica especialmente em Lisboa e poderá ser por lá que possam eleger esse deputado...será que vamos ouvir "MEP poderá eleger um deputado"?
Vamos entrar no período de reflexão e poucas horas faltam para se ouvirem as televisões a anunciar as sondagens à boca das urnas. A minha sondagem que abrange um universo enorme encontra-se acima deste texto. Não me devo enganar se disser que o PS terá entre 30% e 45% dos votos, o PSD entre 23%e 38%, o CDS/PP entre 6% e 16%, o BE entre 6% e 16% e a CDU entre 6% e 14%...
Qual destas será a primeira frase após o ultimo segundo das 20h?
- "partido socialista vence com maioria absoluta"
- "ps vence mas sem maioria absoluta"
- "empate técnico entre ps e psd"
- "olá eu sou a manuela moura guedes"
Bom voto para todos e que vença Portugal!

1 comentário:

Anónimo disse...

Pois, levaste a água ao teu moinho, falaste das poucas coisas boas e nada das más de uns e das poucas coisa de más e nada das muitas de boas de outros ..

Acerca de mim

A minha foto
Porquê Cubriclas? Foi o nome que dei a um passaro "travesso" que viveu cerca de 15 anos. Como homenagem ao pássaro que muito gostava resolvi adoptar o nome que eu próprio lhe dei.

Se perdeu ou procura o seu cão ou gato


Entre o medo e a ambição
Uma toolbar séria, para traders exigentes!