03/10/2009

Outubro está a rolar...


Olá amigos!
Entramos em Outubro e quando este mês chega qualquer investidor anda com os nervos em franja, dorme pouco e possivelmente a família é que paga. Será necessário? No médio e longo prazo não. No curto não sei.
Por muito fortes que sejam as quedas neste mês ou até que Outubro termine com boas subidas, no médio e longo prazo o rumo deverá continuar a ser o de subida. Digo "deverá" sempre com reservas pois a verdade absoluta nos mercados não existe.
Ao analisar cerca de 2000 acções mundiais deparo que na sua maioria as cotações encontram-se em situações técnicamente identicas, com ligeira curva descendente resultante das quedas da semana passada. Estão a corrigir um pouco dos ganhos que tiveram nas ultimas semanas o que é normal. O efeito Outubro faz-se sempre sentir. Acordamos sempre com o receio de ouvir numa estação de rádio o locutor abrir o noticiário com "bolsas na europa caem mais de 10%".
Acredito que estas quedas sejam ressaltos negativos, retractivos e de pequena duração. Os numeros da passada semana nos Estados Unidos foram um pouco desagradáveis apesar de todas as vozes dizerem que o pior já passou. Eu acredito que o pior já passou mas recaídas podem sempre acontecer num mercado como a Bolsa.
Decerto que muitos dos que olham para a minha carteira "rockytuga", com cerca de 93% de posições positivas e quase 47% de rentabilidade, devem estar a pensar porque razão pretendo manter tudo em aberto com a possibilidade de perder tudo? Essencialmente é mostrar que uma boa análise técnica adicionada de forte disciplina podem trazer frutos positivos. Posso não atingir os meus objectivos? Sim! Também posso morrer amanhã! Tudo é possível apesar de acreditar muito seriamente que todas ou quase todas as acções irão atingir os seus targets.
Desde a ultima actualização a carteira teve duas alterações:
- a Cintra do Ibex35 atingiu o seu preço alvo nos 8 euros e por isso já a cobri a preto para assinalar o seu fecho (obrigado Cintra pelo teu contributo)
- a acção Julius Baer (Suiça) pelo que li terá tido um aumento de capital com atribuição de novas acções. Não estou totalmente certo se o ajuste que fiz ao valor de entrada e consequente target após aumento de capital está 100% correcto mas decerto que estará aproximado.
A unica acção que está em maus lençois é a CORS americana que entrou para um mercado secundário. Fico com ela quer vá à falência ou não pois a surpresa tanto pode ser positiva como negativa em qualquer prazo. Uma das principais vantagens de ter uma carteira muito bem variada é poder quase anular uma eventual falência e assim diluir o desaparecimento em valor de determinado activo.
Por uma questão de disciplina e estabilidade irei manter todos os titulos aguardando que os seus targets sejam atingidos por muito cómicos ou utópicos que possam parecer actualmente. É claro que nunca coloco de lado a possibilidade de introduzir algum novo titulo. No "portfolio managers" do clubeinvest a estratégia é exactamente igual.
O longo prazo é o "combustivel" para as subidas sustentadas.
Bons trades.

Sem comentários:

Acerca de mim

A minha foto
Porquê Cubriclas? Foi o nome que dei a um passaro "travesso" que viveu cerca de 15 anos. Como homenagem ao pássaro que muito gostava resolvi adoptar o nome que eu próprio lhe dei.

Se perdeu ou procura o seu cão ou gato


Entre o medo e a ambição
Uma toolbar séria, para traders exigentes!